Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com




Algumas amigas e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fístula anal: Prótese ou laser?


Cirurgias proctologicas:
Proctologista: Dr. Paulo Branco
Clinicas:
Lapa: 11- 986663281 c/ Monica.
Vila N. Conceição: 11 – 78317380 c/ Fatima



Foto: Silvete, uma Diva respeito.




- Tema:
Prótese para o tratamento da fístula perianal.

- Objetivo:
Analisar o relato de caso, descritos por pacientes que foram tratados da fístula anal pela colocação de prótese.

Fístula anal:
O que é?
A fistula começa pela infecção, causada geralmente por bactérias das fezes, de uma glândula dentro do reto COM posterior formação de um abscesso que drenará Na Pele da nádega. Após a drenagem ficará um trajeto e dois orifios que no conjunto seram chamados de fístula perianal.

Foto: Abscesso ( seta).






Foto: Fístula. 2 orifícios e 1 trajeto.




Relato do Caso:
Aproximadamente há 12 meses fui diagnosticado com fístula perianal. O medico optou por passar uma pequena protese Na fistula. No momento continua drenando secreção de cor amarelada no local, tenho dor as evacuações e a ponta da protese me machuca a pele. A orientação tem sido fazer o curative local e esperar a cicatrização da fistula.


Foto: Protese com infecção loção.

Foto: Protese e guia metálico, usado para retirada da fístula.




Tratamento descrito:
 Foi colocada uma protese no canal ou trajeto da fistula, com os objectivos de cicatrizar este trajeto e de evitar possivel lesão do músculo esfíncter anal, durante a cirurgia convencional. A protese geralmente é introduzida pelo orificio interno e sairá guiada no orificio externo. O orificio interno sera excluido por ligadura. Será solicitado aos paciente que esperem até um ano para o seu fechamento.


Conduta:
Eu acompanhei e operei vários casos que foram tratados com a protese, e chegaram na minha clinica atras de uma solução definitive, pois estavam profundamento incomodados com a permanencia ou manutencao dos sintomas, que permaneciam após a colocação da protese.  Eu realizei a retirada da protese e da fistula com o laser sob anestesia local e sedação. Os pacientes tiveram alta a seguir e receberam um guia com todas as orientacoes pós-operatória. Ao exame local, a protese estava instavel, com mobilidade dentro do trajeto fistuloso e com drenagem de secrecao pelos dois orificios da fistula.



Foto: Protese e fístula retirados com laser.




Conclusão:
Pode ser que no future surjam proteses ou fios guia que apresentem resultados promissores e satisfatórios no tratamento das fistulas anais. Essa doença é uma infeccao e a cirurgia para o seu tratamento é classificada como contaminada, porque tem contato com as fezes. Esses principios da cirurgia aplicados tambem as cirurgias proctologicas me fez desistir dessa conduta como forma de tratamento para as fistulas anais. Eu faço a retirada com o laser sob anestesia local e seda


Foto: Clinica equipada para este procedimento
















Nenhum comentário:

Postar um comentário