Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com




Algumas amigas e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bolsa escrotal: Afecções


Doenças da bolsa escrotal:
Medico: Dr. Paulo Branco                                 
blog da saude travestis
blog da saúde gay

1-Hidrocele
Definição:
A hidrocele pode ser definida como um acumulo de liquido ao redor dos testículos entre as membranas de revestimento da bolsa escrotal com ou sem comunicação com a cavidade abdominal. Ela resulta de um desbalanco entre a produção e a reabsorção do liquido na cavidade escrotal tendo como conseqüência um acumulo excessivo de líquidos nesta cavidade. O trauma provoca um aumento agudo da produção de liquido devido à reação inflamatória local, congestão e vasodilatacao arterial. Um detalhe interessante e que você poderia perguntar o porquê do liquido se acumular somente na parte interna do saco escrotal e a resposta e simples: E porque somente a parte interna da membrana secreta ou produz o liquido que forma a hidrocele.
Tipos:
- Congênita:
E conseqüente ao liquido que passa da cavidade abdominal para a bolsa escrotal. Na vida intra-uterina a cavidade abdominal se comunica com a bolsa escrotal e por volta do nono mês esta comunicação e obliterada, ocorre que em alguns casos não ocorre este fechamento e ocorrera a passagem do liquido acima referido e formação da hidrocele.
- Adquirida:
 A adquirida poderá não ser de causa conhecida, sendo chamada de idiopática ou poderá ser secundaria a:
Traumatismos na bolsa escrotal
Infecções
Tumor de testículo
Obstrução dos vasos linfáticos
Cirurgia para tratamento das hérnias inguinais ou da virilha
Cirurgia para tratamento da Varicocele (Varizes na bolsa escrotal)
Transplante Renal

Sinais e sintomas:
O paciente refere aumento de volume da bolsa escrotal, geralmente indolor, ocasionalmente poderá referir peso na região da bolsa escrotal com irradiação para a região inguinal ou virilha e mesmo para as costas. O aspecto estético incomoda muitos os pacientes com esta patologia e durante o ato sexual a hidroceli poderá gerar certo desconforto por pressionar a região pubiana.

Diagnostico:
Quadro clinico: Será feito pelo conjunto dos sinais e sintomas, exame físico, isto e pela palpação da bolsa escrotal.
Ultra-sonografia: Tem grande importância diante de uma duvida diagnostica e para detecção de tumores e processos inflamatórios como agentes causais da hidrocele.
Comentário: Dr. Paulo Branco.
Transiluminacao: O medico ao examinar a região poderá enxergar a água por transiluminacao, isto e através da luz. E um método simples que eu uso bastante principalmente para diferenciar das grandes hérnias da virilha.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário