Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com






Algumas amigas e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Obesidade: Balao intragastrica


Balão: Obesidade
Gastroenterologista: Dr. Paulo Branco
Site: www.medicinaintegrada.med.br

- Epidemiologia:
Estima-se que a prevalência da obesidade, na população adulta, seja de15% a 20% dos quais 3% a 5% tem obesidade mórbida o que corresponde a 5,9% dos homens e 13,3% das mulheres. Atualmente já se sabe que a quantidade de pessoas acima do peso ideal, já se iguala a quantidade de pessoas desnutridas em todo o pais. O conceito moderno de desnutrido é individuo que tem uma ingestão insuficiente dos nutrientes necessários a nutrição celular. Uma célula necessita de aproximadamente 42 nutrientes para desempenhar a sua função onde estão inclusos os carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais que deveram ser ingeridos de forma balanceada.

- Objetivo:
O balão foi projetado para ter o seu volume ajustado de forma individual dentro do estomago, permitindo uma otimização da perda de peso. O balão determina uma sensação de saciedade precoce, diminuindo a capacidade do estomago como reservatório e, com isso, o consumo de alimentos. Isso facilitará a adaptação dos pacientes a uma dieta de baixa caloria e a mudança no estilo e rotina de vida, que inclui exercício físicos que deveram ser feitos regularmente e uma reeducação alimentar.




- Mecanismos de ação:

Redução na ingestão de alimentos:
O balão ocupa um espaço dentro do estomago que tem a finalidade de reduzir o volume de comida ingerida e atuar também diminuindo a distensão do estomago que estimula a produção dos hormônios responsáveis pela fome. O  balão atuará diminuindo esta distensão o que colaborá para a redução da fome.

Comentário: Os pacientes que ingerem grandes volumes de alimentos e sentem muita fome realmente serão beneficiados pelo balão.

Saciedade:
Quando você está com fome o seu estomago secreta ou produz um hormônio chamado que desaba após você se alimentar. A parte do estomago que produz este hormônio cham-se fundo e o balão será posicionado pelo endoscopista sobre esta região diminuindo a sua secreção e estimulando a saciedade com diminuição da ingestão alimentar e perda de peso.

- Indicações:
Esta indicado para os pacientes com sobrepeso  com IMC > 27;
 Obesos  que tiveram maus resultados com o
tratamento clinico> 3 anos;
Em superobesos para diminuição do risco anestésico, clinico e cirúrgico;
pacientes que farão lipoaspiração

Comentário:
O efeito sanfona está presente em 95% dos pacientes que realizaram tratamentos clínicos com dieta, medicamentos e exercício físico, e os obesos mórbidos voltam a adquirir o peso que tinham ou acabam ganhando alguns quilos a mais,  


- Contraindicações:
Anomalias do faringe
Doença inflamatória intestinal
Esofagite grave
Ulcera péptica ativa
Cirurgia para retirada de parte  do esôfago /estomago
Distúrbio da coagulação do sangue
Alcoolismo
Cirrose hepática
Transtornos psiatrico descompensados
Hérnia do hiato volumosas > 5cm
Insufiencia renal
Dependentes de drogas
Gravidez ou em período de lactação


- Doenças associadas no obeso mórbido:
Os pacientes obesos e os obesos mórbidos portadores das co-morbidade clinicas abaixo descritas apresentaram importante melhora com a perda de peso induzida  pelo balão, são elas:

Hipertensão Arterial
Doença coronariana
Diabetes Mellitus
Dislipidemis
Doenças cardiorrespiratória
Doenças articulares
Neoplasia estrógeno-dependente
Esteatose hepática
Apneia do sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário